fbpx

Linha Completa de cosméticos residenciais

comercial@casaqualy.com.br

Sustentável desde o princípio

Vamos entender o desenvolvimento sustentável e aplicar no nosso cotidiano

Você já deve ter escutado várias vezes na sua vida o termo “desenvolvimento sustentável”, mas alguém já te explicou de onde surgiu esse termo e por quê? Pois então, nós fizemos essa pesquisa para poder entender melhor o que é a sustentabilidade.

Durante a pesquisa encontramos um artigo publicado na Revista Visões que aborda o assunto. A autora Gisele Barbosa conta que o termo “desenvolvimento sustentável” surgiu dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, “como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX”. No Rio 92, presidida pela norueguesa Gro Haalen Brundtland, foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum” destacando questões sociais – uso da terra, suprimento de água, abrigo e serviços sociais, educativos e sanitários e crescimento urbano.

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”, definição mais difundida presente no relatório.

Agora, e o Brasil? Quando nosso país começou a criar políticas públicas e se preocupar com a sustentabilidade? Nessa pesquisa descobrimos que a questão ambiental se intensifica no Brasil na década de 1960 após uma fase de crescimento urbano e crise do petróleo.

Isso quer dizer que começamos a nos preocupar com algumas questões, como ser ecologicamente correto que é não esgotar os recursos da natureza, ou seja, deve haver um equilíbrio entre o que retiramos e o que oferecemos; ser economicamente viável que é buscar meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente; ser socialmente justo que envolve ética, justiça social, educação de qualidade, trabalho decente para todos e solidariedade; e ser culturalmente diverso, ou seja, valorizar a diversidade e promover relações de respeito com todos e gerar benefícios.

Para compreender na prática o que é “desenvolvimento sustentável”, coletamos alguns exemplos que comprovam que o Brasil está no caminho. Os dados foram abordados na 6° edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do país.

  1. Emissão de Gás Carbônico: um dos principais gases de efeito estufa caiu 84,4% no setor de mudança do uso da terra e florestas, entre 2004 e 2011. Devido a queda do desflorestamento da Amazônia, com nível mais baixo em 2012 (4.571 km²)
  2. Desmatamento: o menor número de queimadas e incêndios foi em 2013, com 115.184 focos, sendo que em 2010 foi o maior número com 249.274 focos.
  3. Reciclagem: tendência de crescimento da reciclagem entre 1993 e 2012. Latas de alumínio com o reaproveitamento de 97,9% em 2012.

Mesmo com todos os avanços que já alcançamos, o Brasil ainda precisa continuar buscando cada vez mais a sustentabilidade até que se torne parte da nossa cultura. Para isso acontecer, temos que nos preocupar com nossos pequenos atos e consumos do dia a dia.

Você sabia que a Família Casa Qualy já faz isso? Pois é, nós nos preocupamos com a biodegradabilidade desde o início do processo de toda nossa linha. Nossos produtos não geram contaminantes diretos e indiretos ao meio ambiente, para isso nossas formulações são compostos especiais, avaliados e certificados com origem garantida e estruturas químicas que a natureza entende e absorve sem esforços. Além de sermos PET FRIENDS, pois não usamos animais em testes de laboratório.

O uso do termo biodegradável deve ser associado a não gerar novos produtos para que se neutralize e o tempo que leva para que a natureza resolva sozinha o problema. Quanto menos exigências e menor o tempo, mais BIO é um produto. Pensando nisso, que nossos produtos têm um prazo de no máximo 7 dias para ser neutralizado na natureza, sendo na maioria de imediato.

DICA DE HOJE

O sabão para roupas Laundry Top da Família Casa Qualy que protege a fibra da roupa e a pele contra alergias. Não agride as cores e pode ser aplicado a todos os tipos de tecidos. Este é um produto que contém Aloe Vera.

Você sabe o que é o Aloe Vera? Nós te explicamos… A babosa aprovada pela Envisa (Aloe succotrina e Aloe vera) é muito conhecida por seus benefícios como efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-inflamatórios e é ótimo para hidratar cabelos e pele. A decisão de utilizar em nosso sabão a babosa se deve a necessidade de oferecer um produto ideal para pessoas de pele sensível e crianças, além de ajudar no combate a alergias.

Outros fatores positivos: hidrata as fibras dos tecidos, combate alergias de pele pois a fibra fica revestida deste componente de forma totalmente imperceptível e inodoro e auxilia reduzindo irritações causadas pelo tecido ou compostos químicos presentes em sabões convencionais.

Rendimento

15 ml a cada 4kg de roupas
40ml a cada 10 kgd e roupas
50ml a cada 15kg de roupas
Rende até 100 lavagens de 4kg

Saiba mais sobre o Aloe Vera aqui.

Referências

BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, 4° ed. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:< http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf>

Siga a gente nas redes sociais

Trabalhamos para manter seu lar aconchegante. Vem com a gente. Cadastre-se e conheça mais.

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades